terça-feira, 28 de julho de 2009

Dia 8 – 25 de Julho

A Viagem chegou ao fim! Depois de 8 dias de viagem, cerca de 3 mil quilómetros percorridos por essas estradas da Europa, de montar e desmontar tendas, de muitas aventuras e experiências novas, bem como muitos mais conhecimentos na bagagem… chegámos a Mação. Mas antes deixem-nos contar o nosso último dia de passeio.
Depois de visitarmos Salamanca ontem à noite – que foi espectacular – hoje de manhã aproveitámos o comércio local para comprar os últimos “regalos”. É completamente diferente visitar o centro histórico da cidade de dia e de noite, porque à noite reveste-se de muita luz e magia, o que reforça ainda mais a grandiosidade dos monumentos.
Com os sacos das prendas na mão lá estavam eles à hora marcada (alguns atrasaram-se um bocadinho) para rumar a Portugal, mas antes tivemos paragem… sempre obrigatória… na fronteira para comprar os habituais caramelos no supermercado Gildo para adoçar a boca de quem nos espera lá em casa.
O almoço teve lugar na Guarda, mais propriamente no Hotel Van Guarda, e já deu para matar algumas saudades da comida portuguesa: sopa de legumes, lombo de porco com batatinha frita e salada e um delicioso leite-creme. Mas, não há nada como chegar a casa e ter a comidinha da mamã prontinha na mesa.
Nesta ocasião, os estudantes de cada comitiva agradeceram esta Viagem aos seus Presidentes e fizeram discursos muito bonitos. Antes de oferecerem um lindo quadro de Salamanca a Saldanha Rocha, o Marcelo, da Queixoperra, em representação do grupo de Mação, disse coisas muito bonitas ao microfone e deixou todos muito emocionados, recebendo uma valente salva de palmas no final.
A despedida das duas comitivas aconteceu depois, como é já habitual, na Área de Serviço de Vila Velha de Ródão, com muitas lágrimas e abraços. É que nesta semana de viagem muitas amizades se aprofundaram e outras nasceram, não só entre membros da comitiva de Mação, como também com a comitiva de Sardoal.
A chegada a Mação é sempre efusiva, como seria de esperar. A nossa família e amigos estão à nossa espera e estamos todos desejosos por contar as novidades, as aventuras e os sítios novos que conhecemos. Lá fora estão sorrisos abertos a receber-nos e até já algumas lágrimas no cantinho do olho. Afinal de contas, foram oito dias longe de casa e, para alguns, a primeira vez de férias sem os pais.

Nota: Uma grande palavra de amizade aos 42 jovens de Mação que participaram nesta Viagem. O grupo foi muito cumpridor e animado. Acatou sempre com atenção e respeito as instruções dadas e revelou, acima de tudo, um grande espírito de camaradagem e entreajuda, sobretudo nas situações mais difíceis, como foi a da tempestade. É sempre um prazer estar convosco e saber que aproveitam ao máximo esta fantástica Viagem proporcionada pela Câmara Municipal de Mação. Por tudo isso, e pela importância que assume na vossa formação e nas vossas vidas, a Autarquia vai continuar a apostar nesta iniciativa. Até para o ano!




Foto CMM
Foto CMM

Foto CMM

Foto CMM
Foto CMM


Foto CMM

Foto CMM

Foto CMM

Foto CMM
Foto CMM

3 comentários:

Unknown disse...

Alé sardoal...Alé mação....Alé madrid.....CAGOOOO!!!!
uma viagem que unica....adorei quero voltar!!!!

Unknown disse...

Viagem unica e inesquecivel, aliás como todas as outras. Mas cada uma com um sabor diferente, e estatem um toque especial! Talvez pelo reforço das amizades feitas em viagens anteriores, ou até mesmo pelo grupo fantástico que foi criado.
Mas o que realmente posso destacar desta viagem são os momentos, momentos de pura diversão e vivência, em que a união do grupo superou todas as divergências que existiam entre membros, parte se deve aos momentos de aflição pelos quais passamos.
Um dos elementos mais que positivos que posso tirar desta viagem, são as experiencias porque passamos, momentos que ficam na memória para sempre, pelos bons e maus momentos. Momentos de aflição e divertimento, tal como a tempestade, ou mesmo o sofrimento por parte da Comitiva do Sardoal a derreter ao sol no meio do nada. Estes pequenos entraves fizeram da viagem um elo de ligação entre Nós (Mação) e Sardoal.
A outra parte a destacar foram as festas de arriondas, ou as festas privadas em que entravam os petiscos de Camarão e as praxes aos caloiros. Já para não falar do futuroscope, o Guggenheim a bela SALAMANCA e tudo o que nos venha á memoria que seja digno de recordar, e dê para horas de conversa só de ser relembrado! As conversas sobre viagens anteriores, hitórias já esquecidas, ou episodios que ficaram desta viagem fantástica, e a relembrar quem sabe aos nossos netos! ahah

A todos os que participaram nesta viagem, e ajudaram a fazer dela fantástica, deixo aqui os meus cumprimentos. Agradecimento especial ao Staff, pelo que nos proporcionaram!

Cassandra Lovelace disse...

Antes demais, boa noitee !

- Esta viagem foi muito enriquecedora, adorei ! Conheçii pessoal novo, reconheçi pessoas que já conheçia, foi excelente!
Obrigado a todos os que fizeram com que estas viagens se realizem e de certo que para o ano, estou lá batida, de malas aviadas em frente á Cãmara! Nesta viagem, fui Caloira, o que me marcou bastante pois tinha sempre o risco de acordar com uma obra de arte na caraa feita por algum dos veteranos, nós caloiros nada podiamos fazer a nao ser, rirmo'nos das nossas caras! As figuras que nós faziamos, eram excelentes ! Só me resta, agradeçer por estes momentos!

Alteração de Data de chegada Viagem Europa 2024 :: Nova data de Chegada 5 de AGOSTO 2024::

Caros alunos , Bom Dia Sendo a grande prioridade deste município na  organização desta viagem à Europa, proporcionar experiências únicas a t...