Cá estamos novamente para vos dar conta do dia de hoje.
Depois de uma noite serena, a comitiva levantou-se cedinho para visitar a região. O primeiro ponto de paragem foi em Cangas de Onis, a 7km de Arriondas, a localidade onde os jovens estão acampados. Para além de poderem conhecer a vila, puderam comprar os “regalos” para levar para Portugal.
O destino seguinte, não muito longe dali, foi Covadonga e os Picos da Europa. Antes da subida aos Picos da Europa houve tempo para visitar a Basílica de Nossa Senhora de Covadonga e a tirar a foto da praxe junto à estátua do rei Pelayo. A subida desde Covadonga até aos lagos Enol e Ercina aconteceu depois em carrinhas, num trajecto muito interessante, de 12 km, pelo Parque Nacional dos Picos da Europa. Pelo caminho, muitas vacas e ovelhas seguiam, sozinhas, o seu caminho, chegando mesmo a interromper o trânsito, que parava propositadamente para que pudessem passar ou tendo mesmo de as contornar.
Lá em cima, a 1150 m de altitude, a temperatura mais fresca contrastava com a de Covadonga, mas os jovens já iam devidamente precavidos.
Foram muitas as fotos tiradas junto ao lago Ercina, junto às vacas ou com os dois lagos como pano de fundo. No regresso, os jovens ainda tiveram tempo de passear mais um pouco pelo Santuário de Covadonga e apreciar a beleza do local, nomeadamente a “Santa Cueva”, uma pequena capela erigida dentro de uma gruta de um penhasco.
Refira-se que hoje, nos Picos da Europa comemorou-se o Dia do Pastor. Os pastores das redondezas deslocam-se ao lago Enol, à volta do qual se reúnem para assinalar a data.
O almoço decorreu no Parque de Campismo e às 16h foi tempo de partir numa nova viagem, desta vez em direcção Oviedo, a capital das Astúrias, com visita ao centro histórico da cidade.
Junto à Catedral San Salvador de Oviedo, João Soares, membro da comitiva de Sardoal, fez uma breve apresentação do monumento.
De regresso ao Parque, foi tempo de fazer o jantar e aproveitar as festas anuais de Arriondas, com direito a bailarico e a músicas dedicadas pelo grupo musical.
Agora é hora de deitar, porque o dia de amanhã vai ser longo: teremos cerca 400 km de viagem até Santiago de Compostela, onde iremos visitar os seus pontos turísticos e pernoitar.
Até amanhã!
Sem comentários:
Enviar um comentário