quinta-feira, 23 de outubro de 2008

2005 Aventuras

Chegaram na passada quarta-feira, dia 20 de Julho, os alunos que participaram na visita de estudo a França, organizada pelas Câmaras Municipais de Mação e Sardoal. Foram 12 dias de viagem com passagem por vários locais de elevado interesse histórico e também pelo mundo das novas tecnologias, no Futuroscópio.

As duas comitivas percorreram cerca de cinco mil quilómetros entre 9 e 20 de Julho, na viagem que este ano teve como destino a Normandia, em França.Nesta que é 5.ª viagem da comitiva de Mação, este ano composta por 37 alunos, os jovens tiveram oportunidade de visitar locais históricos como o cemitério americano, construído pelos Estados Unidos da América como forma de homenagem aos soldados mortos no desembarque nas praias da Normandia, no dia 6 de Junho de 1944. Ali estão sepultados 9387 soldados americanos que faleceram no desembarque que deu origem à libertação da França, até então ocupada pelos alemães.A visita a este cemitério foi marcante, já que se trata de um amplo espaço verde de onde sobressai uma enorme mancha branca composta por milhares e milhares de cruzes. É um local imponente que, naquele dia, se revestiu de um ar ainda mais dramático pelo nevoeiro que sobre ele se abatia.A Omaha Beach foi outro dos locais visitados, que igualmente consigo acarreta uma importante componente histórica, já que foi uma das várias praias onde os Aliados desembarcaram. Também a praia de Calais, uma das praias mais defendidas pelos alemães, pela sua proximidade de Inglaterra. Ali, os alunos ficaram a saber que Calais é o ponto da Europa mais próximo de Inglaterra, já que é dali que se faz a travessia, por ferryboat, ou pelo Túnel da Mancha, para terras de Sua Majestade.

Outro dos pontos altos da viagem foi a ida ao Futuroscópio, em Poitiers, onde os alunos de Mação e Sardoal permaneceram durante um dia inteiro para poderem conhecer todos os pavilhões, na sua maioria com projecções a três dimensões e com simuladores. Um espaço da tecnologia e do conhecimento que certamente não vão esquecer. No exterior reveste-se de amplos espaços verdes e floridos, muito bem cuidados, e dispõe de uma arquitectura futurística. À noite os visitantes são presenteados com um agradável espectáculo virtual no lago do Futuroscópio.
As duas comitivas visitaram também o Mont Saint Mitchel, uma obra gigantesca entre o céu e o mar que muito tem para mostrar, desde a pequena cidade que a integra até à abadia que se ergue no topo. Os jovens passearam-se pelas ruas apertadas, cheias de visitantes, e compraram vários souvenirs, como fizeram nos outros locais por onde iam passando.

Outros locais vão ficar na memória destes jovens, como a vila de Amboise, por onde passearam. Também Biarritz e Salamanca, em Espanha, esta última que puderam visitar no primeiro dia de viagem, à noite, e no último, pela manhã, com incursões pelo centro histórico da cidade.
Nestes 12 dias de viagem, as duas comitivas ficaram instaladas em parques de campismo e o montar e desmontar das tendas não foi preocupação. O mesmo já não se passava com a comida, pois eram os próprios jovens a confeccionar as suas refeições. Habituados à comidinha da mãe, os olhos brilhavam só de pensar nos belos repastos que os esperavam à chegada a Portugal.Refira-se que a Autarquia de Mação procura, com esta iniciativa, proporcionar aos jovens o contacto com outros povos e outras culturas, de modo a contribuir para a sua formação enquanto cidadãos de corpo inteiro e espírito aberto ao Mundo. Como tal, puderam aprofundar contactos e conhecimentos através da vivência e da observação directa de locais de forte incidência histórica e cultural e também o contacto com novas tecnologias. Puderam ainda perceber a experiência de vida comunitária, desenvolvendo não só o espírito de grupo como também o respeito pela individualidade de cada um. Muitas amizades nasceram nesta viagem e o espírito de entreajuda foi uma constante.Sublinhe-se que a Câmara Municipal de Mação assumiu o transporte em autocarro, as despesas inerentes às entradas em locais a visitar e nos parques de campismo.
A maioria dos jovens participou pela primeira vez nesta viagem, fazendo de si caloiros. À semelhança dos anos anteriores, os veteranos aproveitaram e prepararam uma noite de praxes bem divertida, com trajes e pinturas a rigor.Longe de Portugal, mas sempre com o seu país no coração, os jovens fizeram questão de cantar a viva voz, pelos vários locais por onde passaram, o Hino de Portugal.
Uma viagem que lhes vai ficar na memória e que vão querer repetir já no próximo ano!

Sem comentários:

Alteração de Data de chegada Viagem Europa 2024 :: Nova data de Chegada 5 de AGOSTO 2024::

Caros alunos , Bom Dia Sendo a grande prioridade deste município na  organização desta viagem à Europa, proporcionar experiências únicas a t...