quinta-feira, 23 de outubro de 2008

2006 Aventuras


Câmara de Mação proporcionou onze dias inesquecíveis aos jovens

Chegaram na passada terça-feira, dia 25 de Julho, os 84 estudantes de Mação e de Sardoal que participaram, este ano, na Viagem à Europa. Uma iniciativa promovida pelas Câmaras Municipais de Mação e de Sardoal, que levou os jovens dos dois Concelhos a Espanha, França e Itália.Este foi o 6.º ano que a Autarquia de Mação proporcionou esta Viagem aos alunos do Concelho, tendo participado 41 jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, dos 9.º, 10.º e 11.º anos.
Acompanhados por nove adultos, incluindo Saldanha Rocha, os jovens estudantes de Mação passearam em locais de extraordinária beleza natural e histórica e tiveram contacto com outros povos, línguas e culturas. Momentos que vão contribuir para a sua formação enquanto cidadãos de corpo inteiro e espírito aberto ao Mundo.Foram 11 dias inesquecíveis, com visitas a locais que tão depressa vão esquecer.

Em Espanha, a primeira paragem aconteceu em Arriondas, na região das Astúrias, onde as duas comitivas permaneceram durante duas noites e aproveitaram para conhecer a região, noemadamente os Picos da Europa, com a subida aos lagos Enol e Ercina. Locais de uma beleza natural inegável, onde as vacas passeiam soltas e sozinhas, conforme podemos ver nas fotografias.
Em Covadonga houve tempo para visitar a Basílica, a Cova Santa e a Fonte dos Sete Canos, depois de um enquadramento histórico, à saída do autocarro, feito por Fernando Moleirinho, Presidente da Câmara Municipal de Sardoal.
Ainda em Espanha, as comitivas passaram também em Fuente Dé, ainda nos Picos da Europa, mas na região da Cantábria.

Já em França, o ponto mais alto da viagem aconteceu com a visita a L'Aiguille du Midi, no Monte Branco. Um local a 3842 metros de altitude, cuja subida é feita a partir da localidade de Chamonix através de teleférico. Trata-se de uma viagem de cerca de 20 minutos, com paragem nos 2317 metros e passagem para outro teleférico para atingir os 3842 m. Refira-se que o Monte Branco é mais alta montanha da Europa Ocidental. Se antes da subida, em Chamonix, os termómetros assinalavam mais de 30 graus, lá no cimo os jovens de Mação e Sardoal tinham à sua espera apenas 3 graus.

Na estadia em Passy, as duas comitivas tiveram momentos livres para se banharem no Lago junto ao Parque de Campismo. Um lago de águas quentes, cujo horizonte se apresentava coberto de neve. Um contraste que se fez notar ainda mais numa tarde de verdadeiro Verão ali no lago, com trovoadas e relâmpagos lá ao longe nas montanhas. Um cenário lindíssimo e digno de registo.

A passagem para Itália foi feita através do Túnel de Monte Branco, que percorre quase 12 quilómetros no interior da montanha. Foi construído entre 1957 e 1965 e é uma das maiores vias de comunicação entre França e Itália.

Já em Itália, os alunos de Mação e Sardoal visitaram Aosta, a capital do Vale d'Aosta. Ali aproveitaram para comer as genuínas pizzas e massas de Itália e para conhecerem um pouco a língua italiana. As dificuldades fizeram-se sentir ao nível da língua, mas foi um obstáculo facilmente ultrapassável já que Aosta é oficialmente bilingue e, pela proximidade de França, ali também se fala o francês.

Esta é uma região muito montanhosa e na viagem de volta a França, desde Aosta até ao Túnel de Monte Branco, as duas comitivas passaram por oito pequenos túneis, que percorrem as entranhas da rocha, num total de cerca de 19 quilómetros.

Começava, então, a contagem decrescente que os traria de novo a Portugal. A descida pelas estradas da Europa levou-os novamente ao Parque de Campismo La Côte des Roses em Narbonne Plage, onde já tinham estado alguns dias antes, quando se dirigiam para o Monte Branco. Ali, na praia de Narbonne, ainda molharam os pés no Mediterrâneo, antes de prosseguir para St. Jean de Luz.

Mas antes de chegar a St. Jean de Luz, houve tempo para uma breve paragem em Carcassonne. Uma cidade medieval do sul de França que se destaca pela beleza do seu castelo e muralhas. Foi construída inicialmente por volta do ano 500, mas depois restaurada entre 1000 e 1500. Apresenta 52 torres e 3 quilómetros de muralhas. Tem ainda a ponta levadiça e o fosso (agora sem água) que a circunda, ambos serviam para impedir a entrada dos inimigos. As ruas apertadas de Carcassonne estavam cheias de gente e os jovens portugueses aproveitaram para comprar os habituais souvenirs, nas muitas lojas da cidadela.


Já em St. Jean de Luz, a euforia foi grande, com as habituais praxes. Este ano, dos 41 jovens de Mação 24 eram caloiros. Os rapazes vestiram-se de raparigas e as raparigas vestiram-se de rapazes. Momentos bem divertidos, que arrancaram verdadeiras gargalhadas a caloiros e veteranos.Esta noite de praxes coincidiu com a visita a Biarritz e os jovens passearam assim pelas ruas da cidade francesa, não esquecendo a tradição de cantar o hino de Portugal junto à praia.

Na véspera do regresso a Portugal, e já em Salamanca – Espanha, a noite foi reservada para um passeio na Praça Maior. O mesmo aconteceu na manhã seguinte para conhecer melhor o centro histórico da cidade e para comprar os habituais recuerdos.

No último dia de viagem, 25 de Julho, o almoço decorreu no Fundão e a despedida na área de serviço de Vila Velha de Ródão. Uma despedida que envolveu muitas lágrimas, beijos e abraços, já que muitas amizades se fizeram nesta viagem e outras se consolidaram.

Estas Viagens de Estudo tiveram início há treze anos com a Câmara Municipal de Sardoal, às quais a Câmara de Mação se associou há seis anos. Viagens que contam com a importante presença dos Presidentes de Câmara: Saldanha Rocha, de Mação, e Fernando Moleirinho, de Sardoal, por todo o acompanhamento que dão aos jovens, à semelhança das equipas das Autarquias que prestam todo o apoio necessário durante os dias de passeio. Refira-se que, nestas viagens, a Câmara Municipal de Mação assume o transporte em autocarro, as despesas inerentes às entradas nos locais a visitar e dos Parques de Campismo, bem como algumas refeições dos jovens.

Sem comentários:

Alteração de Data de chegada Viagem Europa 2024 :: Nova data de Chegada 5 de AGOSTO 2024::

Caros alunos , Bom Dia Sendo a grande prioridade deste município na  organização desta viagem à Europa, proporcionar experiências únicas a t...