quinta-feira, 23 de outubro de 2008

2008 Aventuras

Mação e Sardoal: Viagem à Europa 2008

Jovens estudantes dos dois Concelhos visitaram locais de grande interesse cultural e histórico da Europa


Onze dias de grandes descobertas, novos conhecimentos, amizades e ainda muitas peripécias para contar constam da bagagem de cerca de uma centena de jovens estudantes de Mação e Sardoal à chegada a Portugal, depois de mais uma Viagem à Europa, promovida pelas duas Autarquias. Foram mais de quatro mil e quinhentos quilómetros de emoções numa longa jornada que, este ano, teve como pontos principais de visita o Parlamento Europeu (Estrasburgo) e o Parque Astérix (arredores de Paris) e que abriu as portas para um mundo que muitos ainda não tinham tido oportunidade de explorar, mas que também é seu: a Europa.

Foi no dia 18 de Julho que esta grande comitiva de Mação e Sardoal arrancou rumo à descoberta da Europa, numa viagem que se prolongou até dia 29. Embora os pontos principais fossem o Parlamento Europeu e o Parque Astérix, a verdade é que foram muitos os locais de passagem que ficaram marcados na memória de quem por lá andou durante onze dias, como a famosa estância balnear de Biarritz, onde os estudantes puderam aproveitar uma fabulosa tarde de praia; ou Clérmont Ferrand, uma cidade da região vulcânica de Auvergne, onde foram amavelmente recebidos pelo Vereador de Turismo da Autarquia e pelos Presidente e Vice-Presidente do Clube de Autocaravanismo daquela zona, estes últimos retribuindo a simpática recepção feita em Mação, no início do mês de Junho, num encontro de autocaravanistas franceses.
Também em Erstein a hospitalidade foi grande, com o Vereador do Turismo, Desporto e Lazer da Autarquia local, bem como outros Vereadores e deputados da Assembleia Municipal (alguns emigrantes e luso-descendentes) a receberem os jovens portugueses e os Presidentes de Câmara de Mação e Sardoal, com enorme simpatia. Foi aqui que conheceram a tradição de “açucarar os amigos”, ou seja, de dar cubos de açúcar como forma de boas-vindas, pois em Erstein existe uma grande empresa de produção de açúcar. Foi, aliás, aqui também que Mação e Sardoal foram notícia de um jornal regional, que se encontra já disponível nos sites das duas Câmaras Municipais.
Digna de registo é ainda a visita ao Museu de Arte Moderna privado da Wurth, em Erstein, onde os jovens apreciaram impressionantes obras de arte. E referência também para Colmar, onde as casas (como por toda a região da Alsácia) têm madeira embutida nas paredes e, juntas, poderiam formar uma grande e impressionante tela. Estrasburgo ficará, igualmente, na memória destes jovens, onde passearam pelo centro histórico da cidade e aproveitaram a fachada da imponente Catedral de Notre-Dame para pano de pano de fundo das mais diversas fotografias, à semelhança do que aconteceu também com o sumptuoso Castelo de Chambord, aquele das 282 chaminés e, por isso e por outros tantos exageros, o maior do Vale do Loire. Salamanca, já em Espanha, é já parte integrante do itinerário desta viagem, onde a Plaza Mayor e a Catedral nunca perdem o encanto, sobretudo à noite e onde é já tradição cantar o Hino de Portugal.

O Parlamento Europeu
Depois da visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, no ano passado, este ano foi altura de visitar a Sede de Estrasburgo. O eurodeputado Carlos Coelho recebeu a comitiva no dia 22 de Julho, juntamente com Duarte Marques, jovem Maçaense que ali exerce funções de Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do PSD e de Assessoria de Imprensa.
Por pertencerem a uma comitiva muito importante, os jovens de Mação e Sardoal passearam no hemiciclo e sentaram-se nas cadeiras dos eurodeputados, algo que mais nenhum visitante faz. Ali foi-lhes ainda explicado todo o funcionamento da sala de reuniões.O almoço no Parlamento, à semelhança dos anos anteriores, foi oferecido por Carlos Coelho e a tarde foi reservada para uma conversa informal sobre questões importantes da Europa. No final todos receberam o Passaporte do Cidadão Europeu.

O Parque Astérix
O dia passado no Parque Astérix constituiu a parte lúdica da viagem deste ano. Depois da componente mais pedagógica que envolveu a passagem pelo Parlamento, nada melhor do que testar as emoções e a adrenalina num parque de diversões, onde não foi precisa a poção mágica para as montanhas russas captarem todas as atenções.
O dia 25 de Julho foi, por isso, um dia de aventuras e de descoberta da Gália antiga do Astérix e do Obélix, através dos vários espectáculos, diversões e animações. Para mais tarde recordar fica, por isso, a foto de grupo tirada com o Obélix e uma série de peripécias vividas intensamente por cada um.

Viagem de sonho e sentido de responsabilidade
Para muitos jovens, por mais viagens que façam, esta será, com certeza, a viagem das suas vidas: por ter sido a sua primeira grande viagem e, por isso, ”única”, “fantástica”, “incrível”, “fixe e engraçada”, “inesquecível”, “extraordinária, cheia de surpresas e peripécias muito divertidas”, “fascinante”,“monumental”,“enriquecedora”, “magnífica”, “interessante e educativa”, “simplesmente fabulosa”, “diferente” e, infelizmente, “rápida” e “pequena”, conforme confidenciaram. Será a viagem das suas vidas por marcar a primeira saída de território nacional, com o acréscimo de não terem, pela primeira vez, a companhia dos pais, tendo de desempenhar as suas tarefas, desenvolvendo assim o seu sentido de responsabilidade e autonomia; por ser também a viagem que lhes abriu os horizontes para novas culturas e realidades e lhes deu a “conhecer mundos completamente opostos, apesar de pertencermos à mesma Família (União Europeia)”, conforme afirmou Rafael Alves, de Mação.
Para Cátia Matos, de Mação, esta não foi a sua primeira viagem, mas foi “uma viagem fantástica que vai ficar para sempre na nossa memória”. E para já, a opinião à chegada foi mais uma vez unânime, pelo que esta será sempre uma experiência a repetir, “quantas vezes puder” (nas palavras de José Brízida – Mação) ou conforme confidenciou a Liliana Rei (Mação), “eu adorei tanto a viagem que quero ir para o ano”.
Para muitos, sobretudo para os repetentes, esta é uma iniciativa que permite sempre um enorme “crescimento pessoal”, porque “viajar é crescer”, segundo Mariana Gonçalves (Sardoal), e onde sobressaem as relações interpessoais, que darão “sempre alma a viagens como esta”, revelou Ricardo Salgueiro (Sardoal).
“O que eu mais gostei foi dos sítios por onde passámos, pois tinham uma beleza que eu nunca tinha sequer imaginado” ou “Adorei, adorei, nunca tive esta oportunidade que agora me estão a dar. Muito obrigado” são frases de Tiago Marques e Rafael Alves (Mação) e apenas duas das muitas frases que todos os jovens pronunciaram no fim da viagem. Expressões que reafirmam todo o espírito e sucesso desta iniciativa, pelo que Saldanha Rocha e Fernando Moleirinho, Presidentes de Câmara de Mação e Sardoal, respectivamente, pretendem dar-lhe continuidade, pois “a viagem forma a juventude”, conforme referiu Benoît Dintrich, Vereador do Turismo da Mairie de Erstein na cerimónia de recepção aos jovens e conforme atesta este poema de Saldanha Rocha.

“A VIAGEM FORMA A JUVENTUDE”

Nós fomos à procura do Mar
Encontrámos o Rio

Nós fomos à procura do Rio
Encontrámos a Montanha

Nós fomos à procura do Céu
E encontrámos o Sol
Estrelas, Chuva
E o Frio

Nós fomos à procura das Pessoas
E encontrámos o Mundo
As Línguas
A Cultura
E a Palavra dos Povos

Nós fomos à procura do Acordar
E encontrámos Sonos
Também com Sonhos Quietos
Conversados
Sobre o Amanhã do Futuro

Devagar, nós fomos à procura
E encontrámos TUDO!

AS VIAGENS FORMAM MESMO A JUVENTUDE!

Saldanha Rocha, Biarritz – Burgos, 28 de Julho de 2008 – 11h


Refira-se que esta é a 15.ª viagem de Sardoal e a 8.ª de Mação. Uma forte aposta das duas Autarquias que proporcionam, assim, aos jovens estudantes dos dois Concelhos uma oportunidade única de conhecerem melhor o mundo que as rodeia, promovendo o contacto com outras culturas e línguas, tornando-os cidadãos cada vez mais interessados e atentos.
Nestas viagens os jovens contam não só com o apoio de técnicos de ambas as Autarquias, mas sobretudo com a importante e imprescindível presença de Saldanha Rocha e Fernando Moleirinho. As duas Autarquias suportam os custos de transporte, as estadias nos Parques de Campismo, os seguros de viagem, as entradas nos locais visitados e algumas refeições.

Uma sopinha quentinha sabe sempre bem….
Porque são vários os dias em viagem e nem sempre é possível arranjar uma refeição quente ou mais completa, sobretudo à hora de almoço, o jantar requer algo mais elaborado, como uma bela sopinha feita pelos técnicos que acompanham estes jovens, à base de legumes e outros produtos levados de Portugal. São estes singelos mas sempre bem saborosos repastos que fazem as delícias dos estômagos mais saudosos da comida de casa, mas também dos vizinhos do lado e dos responsáveis dos Parques de Campismo, que não raras vezes se oferecem para provar.

As praxes

A maioria dos jovens passageiros da viagem deste ano eram caloiros e, se inicialmente, sentiram receio das praxes, o medo depressa se dissipou, pois a diversão foi grande. Sem lugar para brincadeiras desapropriadas, os veteranos souberam preparar actuações de se tirar o chapéu, onde o humor sobressaiu com dramatizações, declamações e canções bem divertidas e com excelentes apresentadores e júris.

Directos na Rádio Tágide
Entre 18 e 29 de Julho, a Rádio Tágide, cumprindo a sua missão de serviço público e dando voz às duas Autarquias promotoras desta iniciativa e aos jovens que nela participaram, assegurou um espaço diário para a realização de directos a partir de um qualquer ponto da Europa.



Sem comentários:

Alteração de Data de chegada Viagem Europa 2024 :: Nova data de Chegada 5 de AGOSTO 2024::

Caros alunos , Bom Dia Sendo a grande prioridade deste município na  organização desta viagem à Europa, proporcionar experiências únicas a t...