quinta-feira, 23 de outubro de 2008

2007 Aventuras


Viagem à Europa 2007
Cinquenta jovens estudantes de Mação, dez dias de viagem pela Europa, mais de quatro mil quilómetros percorridos, muitas aventuras, emoções e muitos mais conhecimentos na bagagem. Foi assim a 7.ª Viagem de Estudo à Europa promovida pela Câmara Municipal de Mação para os jovens estudantes do Concelho, numa iniciativa que se realizou entre 19 e 29 de Julho.

O Parlamento Europeu, na Bélgica, e a Disneyland Paris, em França, foram os pontos principais da viagem deste ano. Mas, pelo caminho houve ainda tempo para visitar outros locais de grande interesse histórico e cultural, como o Castelo de Fointainebleau no Vale de Loire, Biarritz (ambos em França) e a Plaza Mayor de Salamanca (Espanha).Nesta jornada pela Europa, os estudantes de Mação contaram novamente com a companhia da comitiva de Sardoal (na sua 13.ª viagem), este ano composta por 57 jovens.

O Parlamento Europeu
A visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, aconteceu no quarto dia de viagem, 23 de Julho, onde os jovens foram recebidos pelo eurodeputado Carlos Coelho que os acompanhou numa visita guiada pela instituição. Reunidos numa das muitas salas, receberam das mãos de Carlos Coelho o Passaporte do Cidadão Europeu e assistiram ao filme “Europa para o Século XXI”, um documentário da autoria do eurodeputado, que aborda questões fundamentais sobre a União Europeia. Houve depois espaço para esclarecer algumas dúvidas e os nossos jovens, sempre atentos e comunicativos, colocaram questões bem pertinentes.
Embora o Parlamento se encontre de férias, os jovens puderam visitar o hemiciclo a partir da galeria dos visitantes e apreciar uma estrutura metálica que se estende ao longo de seis andares do edifício. Explicou Carlos Coelho que se tocarmos num dos inúmeros galhos, toda a estrutura vibra, o que constitui uma alegoria à União Europeia: o que acontece num dos países tem repercussões em todos os outros países que a compõem.
Nesta visita, o eurodeputado ofereceu a todos um saco com material sobre a União Europeia, uma t-shirt e um guarda-chuva, que deu um enorme jeito, pois a chuva não deu tréguas durante todo o dia e impossibilitou a visita programada à Praça Central da capital belga e à famosa cidade de Brugges.

Eurodisney, o mundo da diversão, fantasia, magia e encanto
Se o Parlamento proporcionou uma visita mais didáctica e plena de conhecimentos, a Eurodisney ofereceu um dia memorável (25 de Julho), com verdadeiros momentos mágicos e de grande diversão.
Foram 14 horas muito intensas, de manhã à noite, no mundo das histórias de encantar, da fantasia, magia e encanto, com visita aos vários pavilhões (das histórias de Peter Pan, Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, entre outros), à Casa Assombrada, ao mundo dos Piratas das Caraíbas, à Cabana dos Robinsons e tantas outras diversões, como as montanhas russas (Indiana Jones e o Templo Perdido, Space Mountain e Big Thunder Mountain).
Destaque também para os deslumbrantes desfiles dos personagens da Disney, que fizeram vibrar milhares e milhares de visitantes ao longo da avenida principal do recinto. E se de dia, a Disney transborda magia e encanto, à noite reveste-se de luz e de momentos verdadeiramente memoráveis, com o fantástico desfile de encerramento e o fogo de artifício junto ao Castelo da Bela e do Monstro.

A chuva
A chuva acompanhou as comitivas nos primeiros dias de viagem e causou alguns transtornos. No primeiro dia, logo em St. Jean-de-Luz (França), as tendas tiveram de ser desmontadas e as bagagens arrumadas no autocarro sob chuva. Nada agradável para quem inicia uma viagem destas, mas o mais desagradável aconteceu no Kompas Camping, na Bélgica, onde a chuva alagou algumas tendas e molhou malas de roupa. No entanto, o problema foi facilmente contornado, pois havia mais tendas, colchões e sacos-cama para que os “desalojados” pudessem passar uma noite mais confortável.
Apesar do tempo chuvoso, a verdade é que os jovens e aproveitaram todos os momentos desta viagem ao máximo. Ainda mostraram que são bem responsáveis e autónomos e, no dia seguinte, era vê-los numa grande azáfama a tratar da roupa e a arranjar estendais improvisados.

Peripécias da viagem
As noites eram passadas nos Parques de Campismo e o montar e desmontar das tendas é já um dos rituais desta viagem. Nada que assuste os jovens, pois são novas experiências e dias inesquecíveis que tão depressa não vão esquecer. Para muitos esta foi a primeira vez que saíram sem a companhia dos pais o que fez acusar algumas saudades. No entanto, o espírito de grupo sobressaiu em muitos momentos desta jornada pela Europa e o grupo revelou-se bastante unido, divertido e muito comunicativo. Prova disso são as manhãs e tardes bem passadas no autocarro, onde quatro jovens veteranos iniciaram as emissões da novíssima Rádio Penhascoso, a partir do microfone do autocarro para os colegas, com rádio-novelas, entrevistas, reportagens e enviados especiais no terreno. Sempre com notícias fresquinhas sobre os vários momentos da viagem, estes jovens proporcionaram ainda uma grande interacção no grupo e ajudaram os mais novos a integrarem-se, com jogos para que todos falassem uns dos outros e se passassem a conhecer melhor.
Refira-se que, este ano, dos 50 jovens participantes, 31 eram caloiros, ou seja, participaram nesta viagem pela primeira vez.

As praxes
As tão temidas praxes realizaram-se em St. Jean-de-Luz, dois dias antes do final da viagem e revelaram-se um verdadeiro espectáculo de novos talentos, onde todos se divertiram a valer. Vestidos e maquilhados a rigor, os caloiros dramatizaram, recitaram poemas e cantaram, quais artistas de cinema e estrelas do mundo da música.

Uma viagem inesquecível a repetir
É este o sentimento geral dos jovens que participaram na 7.ª viagem à Europa. O orgulho em ser português falou sempre mais alto e isso foi bem visível na Plaza Mayor de Salamanca, onde mais de 100 jovens de Mação e de Sardoal cantaram bem alto o Hino de Portugal, num momento indescritível e comovente para quem presenciou.
Acompanhados por 5 funcionários da Autarquia Maçaense e por Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal, os jovens de Mação tiveram todo o apoio necessário nestes 10 dias de viagem. Refira-se que a Câmara Municipal assegurou o transporte (um autocarro e uma carrinha de apoio), as despesas relativas às entradas nos locais visitados e estadias nos parques de campismo, seguros e alguma alimentação.
Foram, de facto, dias muito intensos e cansativos, mas foram uma excelente oportunidade não só para conhecerem um pouco melhor a Europa, mas também para se conhecerem melhor a si próprios e também aos outros. Por isso, muitas amizades nasceram nesta viagem e muitas outras saíram reforçadas. Reforçado também saiu o espírito de grupo, mas também o sentido de responsabilidade e autonomia de cada um.

Matar saudades pela Rádio
Quem ficou em Portugal pôde acompanhar as aventuras e peripécias das comitivas de Mação e de Sardoal em Espanha, França e Bélgica através da Rádio Tágide, que gentilmente cedeu um espaço diário para que se pudessem fazer directos a partir de um qualquer ponto da Europa.
Entretanto, porque não há nada melhor como a nossa gastronomia e a comidinha da mamã, os jovens puderam matar saudades de casa com algumas sopinhas feitas pelos adultos que os acompanharam.
Saudades da água é que não tiveram, com certeza, porque a Câmara Municipal de Mação levou muitos garrafões e garrafas de água, uma oferta da Unicer – Água 7 Fontes para esta viagem.
A próxima viagemNo dia em que se realizou a visita ao Parlamento, os Presidentes de Câmara de Mação e de Sardoal anunciaram a possibilidade de a viagem do próximo ano ter como destino principal o Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Para Saldanha “este prémio que os nossos jovens têm, as viagens a outros países da Europa, é demasiado importante para não se continuar a fazer. As viagens são para se continuar a fazer e, se possível, com outros itinerários”.Esta é, sem dúvida, uma das grandes apostas da Autarquia de Mação que, para além de premiar o esforço dos alunos ao longo do ano lectivo, proporciona há já sete anos este contacto com outros povos e culturas, de forma a contribuir para a sua formação enquanto cidadãos de espírito aberto ao mundo.

Sem comentários:

Alteração de Data de chegada Viagem Europa 2024 :: Nova data de Chegada 5 de AGOSTO 2024::

Caros alunos , Bom Dia Sendo a grande prioridade deste município na  organização desta viagem à Europa, proporcionar experiências únicas a t...