terça-feira, 24 de julho de 2012

24 de Julho - Dia 4

DIA 04 – DIA DE SANTIAGO

Olá a todos!

Aqui estamos para vos dar conta de mais um dia desta viagem. Já estamos em contagem decrescente para o regresso a Mação e, neste momento, encontramo-nos em Vieira do Minho, onde vamos pernoitar nestas duas últimas noites.
Relativamente ao dia de hoje, o título deste apontamento tem um sentido duplo: primeiro, porque foi o dia da tão esperada visita à cidade de Santiago de Compostela; depois, porque se celebrou hoje o Dia do Apóstolo. A cidade estava em festa, com imensas atracções nas ruas, assim como milhares de visitantes, como seria de esperar.
Infelizmente, não conseguimos entrar para a Catedral pela porta principal por causa das festas e pelo facto de aí estar montado o material para o fogo-de-artifício desta noite. No entanto, fizemo-lo por um acesso lateral e assim entrámos numa outra dimensão, deslumbrados pelo esplendor e grandiosidade do templo. Centenas e centenas de pessoas, de todas as nacionalidades, visitavam A Catedral, igualmente deslumbrados como nós.
O tempo de visita a Santiago de Compostela foi de cerca de 3h, pelo que os jovens puderam passear livremente pelas animadas ruas, assistir à emocionante chegada de inúmeros peregrinos e comprar as habituais recordações para família e amigos.
Foi uma manhã muito bem passada em Santiago de Compostela!
Uma rápida referência à noite de ontem, que correu muito bem. Esteve uma noite muito agradável, sem humidade. Houve a habitual risota e conversa, mas foi uma noite muito tranquila.
Como sempre, de manhã, à hora marcada, lá estavam todos prontos junto ao autocarro. Um aspecto que não podemos deixar de referir com muito agrado, que é precisamente a pontualidade deste grupo, que tem cumprido rigorosamente os horários e as regras estabelecidas.
Como sabem, esta é a primeira vez que vários jovens participantes desta viagem saem sem os pais e, neste caso, até para fora do país, o que os “obriga” a ter um maior sentido de responsabilidade, naturalmente sempre apoiados pela equipa que os acompanha.
Nesta viagem, durante alguns dias, são eles próprios que tomam conta das suas coisas, da sua alimentação e gerir o seu dinheiro, o que é muito importante para que incentivar a sua autonomia.
Ainda sobre o dia de hoje, na viagem de regresso a Portugal, passámos pela cidade de Vigo e, à chegada a Vieira do Minho, fomos ao supermercado para que todos se pudessem abastecer de alimentos e outros produtos em falta.
Já instalados no parque de campismo foi tempo de tomar banho e tratar do jantar.
Como é possível ver nas fotos, os nossos meninos não se atrapalham. Por aqui se comem sandes, enlatados, massa, massa com massa, massa com salsichas, massa com atum, salsichas assim, salsichas assado e até bifes fritos com ovo a cavalo! Depois, cada um lava a sua loiça!
No entanto, as saudades de casa já começam a apertar e da comidinha da mamã também. Hoje ouviu-se por aqui: “agora apetecia-me tanto peixe grelhado!” ou “quando chegar a casa quero comer peixe com couve” ou “ah, eu quero comer bacalhau com muito azeite quando chegar!”. Por isso, aqui ficam algumas dicas para o jantar de quinta-feira.
Entretanto, fica aqui também uma nota engraçada. Por volta da hora de jantar, e já com o banhinho tomado, o Rui Bento perguntou se alguém tinha um ferro de engomar porque a t-shirt estava um pouco enrolada. Como ninguém tinha, houve quem sugerisse que colocasse a t-shirt debaixo do colchão durante algum tempo que depois ficaria esticadinha! Um momento muito divertido como podem calcular!
Por esta altura já se realizou a reunião diária do grupo onde é comunicado o programa e os horários para o dia seguinte. Amanhã visitaremos a cidade de Braga, Capital Europeia da Juventude, onde seremos recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, logo pela manhã. Da parte da tarde ainda haverá tempo para aproveitar o sol e a piscina do parque de campismo!
Agora é hora de dormir! Até amanhã e estamos quase, quase em casa!
Terminamos com as notas diárias dos jovens!

“Oi a todos.

Santiago de Compostela é uma cidade maravilhosa. Foi-nos dado três horas para explorarmos a cidade mas, na minha opinião, deveriam ser três dias. Talvez para o ano, quem sabe!
A seguir ao almoço seguimos viagem de volta a Portugal. Passámos pela cidade de Vigo e, em duas horas, estavamos a passar a fronteira.
De volta a Portugal passámos em Braga e em Vieira do Minho, onde por enquanto iremos ficar.
Até mais.”
Diogo Vermelho

“Olá a todos. Hoje quando acordámos tivemos de voltar a arrumar tudo de novo para prosseguir viagem.
Parámos algumas horas na Cidade de Santiago de Compostela, uma cidade muito bonita, principalmente a Catedral que é enorme. Logo tivemos de prosseguir viagem rumo a Portugal, Braga.
Esta viagem está a ser muito boa, não só pelos sítios que passamos, mas também pelo grupo que faz com que esta viagem seja cada vez melhor.
Beijos a todos.”
Helena Lopes

“Depois de mais um dia em solo espanhol, deixámos “los hermanos” e regressámos a “casa”. Dormiremos assim perto da Capital Europeia da Juventude, Braga!
Acabaram-se os roamings e os telefonemas caros!
Fazendo uma retrospectiva à viagem em si, é consensual que os locais já visitados foram muito bem escolhidos. Muito interessantes e bonitos, dos lagos no Parque Nacional dos Picos da Europa com paisagens fantásticas à vila medieval de Santillana del Mar, passando pela Coruña e Santiago de Compostela (cidade monumental), conheceram-se diversas culturas com vivências bastante distintas, apesar da proximidade.
Pessoalmente acho de enorme valor esta oportunidade que é dada a esta juventude de se divertir, convivendo e conhecendo, ao mesmo tempo, novos locais.
Aproveito para deixar o meu agradecimento ao Presidente, pois poder podem muitos, mas fazer fazem poucos. Em relação à restante comitiva realço a boa relação e o à vontade que têm perante todos nós, assim como a forma com que nos transmitem as regras estipuladas. Sempre prontos a ajudar e a tirar qualquer dúvida. São o espelho de uma grande organização.
Exemplar, com uma nota de 21 de 0 a 21!
Até para o ano!!”
João Ricardo

“Cucu caros leitores!
Sei que estão a ler isto com aquele entusiasmo de saberem mais e mais coisinhas sobre os vossos pequenitos. Conhecerem alguns momentos que se vão passando nesta maravilhosa “viagem”, mas é deveras complicado exprimir sentimentos.
Hoje foi acordar, arrumar a “trouxa” e visitar a tão falada cidade de Santiago de Compostela. É de enaltecer a sua beleza. E voltámos ao património nacional.
Estou a adorar imenso a viagem e agradeço a todos o companheirismo que me têm dado!
Para que não haja preocupação está tudo a correr bem e relembro que existem várias pessoas que olham pelo nosso bem-estar.
Até já muchachos (as)!”
Raquel Cardoso

“É notório que esta viagem, para quem ainda não tinha essa ideia (como eu) tem sido uma extrema aventura de descobertas épicas, onde nos testamos a nós próprios. É incrível a independência e a autonomia a que estamos sujeitos.
Por hoje, ficámos com o centro histórico de Santiago de Compostela desvendado, onde se encontra a exuberante Catedral de Santiago de Compostela. Algo de soberbo!
Depois de uma longa viagem de autocarro, onde o calor pesava nos nossos ombros, chegámos então a Vieira do Minho.
Desejem-nos uma boa noite e uma gratificante estadia! :)”
Guilherme Rocha

Oi pessoal.
Já lá vão muitos dias e as saudades de casa são algumas mas, acima de tudo, nós temo-nos divertido bastante.
Ao longo destes dias visitámos vários sítios interessantes e ao fazê-lo estamos a conhecer outras culturas de outro país.
Hoje saímos do parque de campismo de Santiago de Compostela para visitarmos a cidade, almoçámos no centro da cidade e depois seguimos viagem até Vieira do Minho, onde vamos ficar acampados até quinta-feira, que é o dia que vamos para perto dos nossos papás.
Estou a gostar muito e quando for embora vou ter muitas saudades! Beijinhos.”
Joana Raquel

Alteração de Data de chegada Viagem Europa 2024 :: Nova data de Chegada 5 de AGOSTO 2024::

Caros alunos , Bom Dia Sendo a grande prioridade deste município na  organização desta viagem à Europa, proporcionar experiências únicas a t...