terça-feira, 31 de julho de 2012

26 de Julho - Dia 6

Olá a todos.
Chegou ao fim a Viagem à Europa 2012, este ano na sua 12.ª edição. Foram seis dias de uma jornada de cerca de dois mil quilómetros por estradas de Portugal e de Espanha. Uma viagem intensa, mais curta do que as anteriores, mas nem por isso inferior em qualidade, em diversidade, em enriquecimento de conhecimentos e em diversão.
Os pontos altos da viagem este ano foram a visita aos Picos da Europa, Santiago de Compostela, Braga e Guimarães. Mas muitas paragens integraram o itinerário e vão ficar na memória de quem por lá passou nestes dias, como Arriondas, Covadonga, Cangas de Onis, Gijón,  Santillana del Mar, A Coruña, Vigo, Vieira do Minho e Gerês.
O último dia começou com chuva, contrariando o sol e o bom tempo dos dias anteriores. Ainda não eram 6h da manhã quando caíram as primeiras gotas de água, prolongando-se por cerca de uma hora. Como tal, os jovens acordaram mais cedo do que estava previsto e apressaram-se a arrumar as bagagens, deixando ficar apenas as tendas montadas para que pudessem secar.
Uma breve nota sobre a penúltima noite da viagem: o Presidente e a Vereadora da Câmara Municipal de Vieira do Minho deslocaram-se ao parque de campismo para se despedirem dos três Presidentes de Câmara e dos jovens. Depois, houve uma festa junto à piscina, onde todos puderam mostrar os seus dotes de dança.
Já no dia 26 de Junho, às 9.30h, conforme combinado, todos estavam prontos para sair do parque rumo a Guimarães, a Capital europeia da Cultura 2012, onde fomos recebidos por um dos responsáveis do projecto nas instalações que acolhem as iniciativas do mesmo. Ali todos ficaram a conhecer como funciona o projecto e que actividades acolhe durante todo o ano, tendo ainda havido tempo para visitar duas interessantes exposições.
A cidade de Guimarães foi o passo seguinte da visita, com passagem pelo centro histórico, incluindo o Paço dos Duques, Castelo de Guimarães, Igreja de S. Miguel e Estátua de D. Afonso Henriques.
Antes de almoço, tempo de uma breve passagem pelo parque de campismo para desmontar as tendas que tinham ficado a secar por causa da chuva. E, finalmente, um agradável almoço no Gerês, oferecido pelas três Autarquias aos jovens dos seus Concelhos.
Nesta ocasião, cantaram-se os Parabéns à Filipa Marques, do Concelho de Mação, que fez anos nesse dia e realizaram-se os habituais e comoventes discursos de agradecimento aos Presidentes de Câmara, com oferta de lembrança comprada entre todos.
Samuel Silva foi o porta-voz do grupo de Mação e, perante todos,  afirmou que “as viagens enriquecem qualquer um. Já venho há cinco anos e a verdade é que se aprende muito. Apesar de mais curta a viagem não foi menos enriquecedora. Esta lembrança (que ofereceram a Saldanha Rocha) não é um milésimo daquilo que o Presidente faz por nós”.
De volta a Mação, e ainda com seis horas de viagem pela frente desde o Gerês, a animação foi grande no autocarro, com a última emissão em directo da "Rádio Cueca". Trata-se de uma rádio que emite apenas no autocarro durante os dias de viagem e que conta as peripécias dos jovens. Uma rádio dinamizada por Samuel Silva e José Brízida que, a partir do microfone do autocarro, proporcionou momentos muito divertidos e criativos, em que todos participaram, cantando, contando piadas, brincadeiras e que vai deixar saudades.
A última paragem antes da chegada aconteceu na área de serviço de Leiria, onde os grupos dos três Concelhos se despediram.
À meia-noite em ponto o autocarro de Mação entrou na Vila e junto à câmara Municipal aguardavam impacientes e de sorrisos rasgados os pais, amigos e família destes jovens viajantes de Mação. Agora é tempo de descansar, de colocar o sono em dia e de saborear a comidinha da mamã! Para o ano há mais!

“Boa noite a todos os visitantes do blog.
Devido à chuva acordámos mais cedo do que o previsto.
Visitámos Guimarães, estivemos na antiga fábrica da “Asa”. Depois fomos ao castelo onde D. Afonso Henriques nasceu. Acabámos por ir almoçar ao Gerês por perto das 16h.
Por fim, voltámos a casa, numa longa viagem, ao som da Rádio Cueca e muita diversão”.

“Olá, eu sou a Dulce e gostei muito desta viagem. Foi a primeira vez que vim e foi muito divertido. Sem dúvida que para o ano gostaria de repetir esta oportunidade única em que enriquecemos imenso os nossos conhecimentos e as nossas amizades. Agradeço às pessoas que me proporcionaram esta viagem e que fizeram de tudo para que nós nos sentíssemos bem e que fizeram para que todos se divertissem. Mesmo com problemas que há por causa da “crise” esta foi sem dúvida uma excelente viagem.
O lugar onde gostei mais de estar foi os Picos da Europa pois tinha uma paisagem maravilhosa e a sua fauna era bem “rica” em espécies que gosto muito. Beijinhos.”
Dulce Cardoso

“Depois de seis dias repletos de momentos fantásticos junto de pessoas incansáveis regressamos agora com mais. Mais conhecimento, mais amigos e muito mais que isso. Aprendemos o verdadeiro significado de espírito de equipa, aprendemos a cooperar e a ceder em função do bem comum e que a união faz realmente a forca, seja ela de que ordem for.
Visitámos locais dotados de uma beleza natural e/ou pela mão do homem criada inexplicável e isso, isso ninguém nos tira, ninguém nos pode roubar da memória as imagens, os sons, os cheiros porque esses agora são parte de quem somos.
Um sincero obrigado por esta oportunidade que só quem experiencia entende.”
Inês Lourenço

“6h. Parque de campismo de Vieira do Minho. Começam a cair as primeiras gotas de chuva que fazem os pequenos campistas levantarem-se 3h antes da hora, pois apenas tinham de estar prontos às 9h.
Passadas essas 3h e as tendas terem ficado a secar, lá vão os pequenos campistas a mais uma aventura, desta vez em Guimarães, a Capital Europeia da Cultura, na antiga fábrica Asa, onde agora é o berço da cultura europeia e onde visitaram duas exposições: a exposição principal e também a exposição “Dança Macabra”.
Por baixo de um sol abrasador os pequenos campistas visitaram o centro histórico de Guimarães, a capela onde o rei Afonso Henriques foi baptizado e o castelo da cidades.
19. Já com as tendas no autocarro, com o almoço na barriga e com todos os agradecimentos oficiais proferidos é altura de regressar a casa.
Lá vão os pequenos campistas enfrentar seis horas de viagem. Enfrentando assim também a derradeira despedida dos amigos – novos e velhos -, novos amores, novas rotinas, mas também da Viagem à europa 2012 que, apesar de diferente, pode ser facilmente comparada com as anteriores”.
Eduarda Charneca

“Olá a todos! ‘Tou a curtir bué da viagem e é pena estar a acabar.
Sinto saudades da família e amigos, mas todo o divertimento que nos preencheu nestes últimos seis dias, é pouco. Já me estava a habituar a toda a rotina, montar tenda e desmontá-la.  Para o ano espero voltar, porque isto vale bastante a pena.
Gostei bastante de subir aos Picos da Europa. É das coisas mais bonitas que já vi. Bem, a viagem já está quase a acabar e o que me resta fazer é agradecer a todas as pessoas que a fizeram possível. Obrigada! Beijinhos família e amigos! Até logo!”
Rita Milheiro

“Depois de todas as experiências vividas, o momento de relembrar tudo o que se passou chegou. Momentos de cansaço, de sono, de riso, de saudades, de convívio, tudo um pouco: tudo valeu a pena.
Saímos daqui com uma grande certeza: uma mente mais enriquecida de cultura e mais amizades concretizadas.
Mas depois de tudo isto, chegou a hora de voltar a casa.
Adorei a experiência. Até para o ano! :)”
Filipe Alexandre

“Antes de mais queria começar por desejar uma boa noite a todos aqueles que têm assistido ao blog e demonstrado interesse em tomar conhecimento das ocorrências destes últimos seis dias.
Hoje foi o nosso último dia de viagem e para fugir à rotina de um relaxado despertar, fomos acordados com uma intensa chuva em pleno Verão.
Apesar de termos acordado mais cedo do que o previsto e o dia não ter começado da melhor maneira, o sol resolveu aparecer e acompanhar-nos durante a nossa visita a Guimarães, a uma antiga fábrica que estava a ser utilizada para a apresentação de exposições e ao Paço dos Duques.
De seguida, almoçámos em conjunto com os nossos colegas de Sardoal e Constância.
O dia, tal como toda a viagem, acabou em beleza, com muito boa disposição e agradecimentos aos presidentes e monitores. Beijos.”
Cláudia Branco

“Olá a todos.
Antes de mais queria felicitar aqueles que de alguma maneira, mais ou menos significativa, contribuíram para que esta viagem fosse uma realidade. Gostaria de dizer que estas viagens fomentam o desenvolvimento dos jovens, tornando-os mais autónomos, mas também mostram que o mundo não é só o ínfimo bocadinho em que normalmente estão inseridos.
De realçar que esta viagem, apesar de ser mais curta do que o normal, foi igualmente enriquecedora, pois visitámos lugares que, por vários motivos, são importantes na história de um povo, o caso de Covadonga, nas Astúrias, ou Guimarães.
Espero que estas viagens continuem, pois gostaria que mais jovens vivessem esta realidade maravilhosa que são as Viagens pela Europa.”
Samuel Silva

“Olá a todos os leitores, especialmente a família e amigos.
Esta viagem tem sido bastante positiva apesar de desgastante. Muitas viagens de autocarro e quando chegamos à tenda é bastante reconfortante, mas nada comparado com a nossa cama.
Já visitámos várias localidades e praias, que deixo já um grande elogio à praia de Coruña. Recomendo. A visita aos Picos da Europa, na minha opinião, foi a melhor parte: as paisagens, os animais, coisas que se não visse não conseguia sequer imaginar; a vista para o mar ao lado da Torre de Hércules é bastante reconfortante.
Um pormenor mais importante e o qual me admirou muito foi a limpeza das ruas em Espanha. Ao ver toda aquela limpeza fez-me pensar que Portugal é parecido com uma lixeira.
A visita trouxe também novas amizades e conhecimentos.
Até já com saudades da família, amigos e o meu cão Slash que ficou doente no dia da minha partida.”
Rui Martins

“Olá. Hoje está sendo e foi o pior dia da viagem, pois foi o último.
Levantámos muito cedo por causa da chuva, arrumámos tudo menos as tendas. Estas ficaram a secar enquanto fomos a Guimarães. Lá tivemos uma palestra sobre a história da cidade e visualizámos algumas exposições
Voltámos ao acampamento para buscar as tendas e fomos almoçar. A seguir ao almoço agradecemos aos presidentes com prendas, cantámos parabéns à aniversariante e nos despedimos dos companheiros de Sardoal e de Constância numa paragem. Continuámos a viagem e foi o fim dessas incríveis férias.”
Johan

“Está a chegar ao fim! Depois do almoço na bela Serra do Gerês, no nosso querido autocarro escrevo esta pequena mensagem em que deixo saudades dos bons momentos e o esquecimento dos maus.
Foi uma viagem maravilhosa em que o conhecimento de coisas novas foi o ponto forte.
Espero poder voltar a participar na próxima viagem à Europa, deixando um beijo especial para toda a minha família e um grande agradecimento a toda a equipa que nos acompanhou, especialmente ao nosso Presidente José Saldanha por nos proporcionar esta bela viagem e assim me despeço.”
Hélder António

Alteração de Data de chegada Viagem Europa 2024 :: Nova data de Chegada 5 de AGOSTO 2024::

Caros alunos , Bom Dia Sendo a grande prioridade deste município na  organização desta viagem à Europa, proporcionar experiências únicas a t...