quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dia 12 - A Chegada...


Hoje é um dia muito especial.. Estamos de regresso a casa, depois de 12 dias a viajar por Espanha e França.

Para começar o dia em grande, e como estava estipulado, a manhã esteve preenchida com o passeio pelo centro histórico da cidade de Salamanca. Para além de os jovens quererem conhecer os monumentos e tirar as fotografias da praxe junto dos mesmos, a correria foi muita para comprar os recuerdos. A saltitar de loja em loja lá iam saindo de saco na mão, mostrando uns aos outros aquilo que tinham acabado de comprar.

De volta ao parque de campismo, por volta das 13h, tirou-se a tradicional foto dos três Municípios que formaram esta grande comitiva de cerca de 170 pessoas para dar início, logo de seguida, ao almoço e a momentos verdadeiramente emocionantes.

Confortavelmente instalados no restaurante do hotel do parque de campismo, os nossos jovens saborearam um delicioso almoço, oferecido pelas três Câmaras Municipais aos seus estudantes. Um repasto hoje confeccionado para eles e não por eles e que culminou com os discursos dos três Presidentes de Câmara. Um momento sempre emocionante no final de cada viagem, mas que este ano se revestiu de maior simbolismo e até já de alguma nostalgia, pois foi o fechar de um ciclo para estes autarcas, uma vez que não se voltarão a recandidatar às Autarquias que até então dirigiram.

O projecto das Viagens à Europa iniciou-se em Sardoal, pela mão de Fernando Moleirinho, Presidente daquela Autarquia, há duas décadas ao qual se associou há 13 anos o Município de Mação e, há quatro, Constância. Uma iniciativa muito acarinhada pelos três Presidentes de Câmara e sempre muito aguardada, todos os anos, pelos jovens dos três Concelhos.

No final do almoço de encerramento da Viagem de este ano a emoção foi visível nos rostos de quem participou nesta iniciativa. Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Mação, referiu que " esta é a intervenção mais difícil que provavelmente algum dia fiz, ao despedir-me, enquanto Presidente de Câmara, de um projecto em que acreditei, fiz nascer, vi crescer e vivi no meu Concelho". Saudou Fernando Moleirinho, o mentor deste projecto e afirmou que foi "um projecto onde aprendi muito. Mas vocês (estudantes), por certo, aprenderam muito mais cultura, adquiriram mais conhecimento, mais desenvolvimento, novas ideias e, sobretudo, aprenderam que é muito fácil viajar".

Saldanha Rocha afirmou ainda que "nós, enquanto autarcas, o que fizemos e conseguimos foi ir à Europa buscar bons exemplos para replicar no nosso território. Hoje, o cenário é diferente e passa por mostrar outra Europa. Mostrar-vos um território muito mais vasto e alargado onde vocês, homens e mulheres com formações específicas, poderão um dia ter que vivenciar e experienciar extra-muros".

Ao todo, durante estes 13 anos de Viagem foram centenas de jovens que participaram nesta iniciativa. Emocionado, afirmou que "fico muito feliz por ter proporcionado a cerca de 650/700 jovens do Concelho de Mação (e os meus colegas aos seus) aquilo que alguma vez alguém ousou proporcionar. E sobretudo oferecer o que ninguém nos deu com a vossa idade".

Sobre a continuidade deste projecto, deixou a mensagem de que "vai depender só de vós continuarem a ser bons alunos e vai depender da vossa perseverança, insistência e argumentos para demonstrarem aos vindouros que este projecto é muito importante para as vossas vidas, para o vosso crescimento, estrutura e felicidade. Como diria Picasso, "Leva muito tempo tornarmo-nos jovens".

De regresso a casa, ainda parámos na fronteira para comprar os caramelos para trazer para Portugal.

A despedida dos colegas dos outros Concelhos aconteceu na estação de serviço de Vila Velha de Ródão e a tão aguardada chegada a Mação por volta das 20.30h.

De olhos postos no autocarro, que chegava de cortinas fechadas, estavam família e amigos, sorridentes e empolgados para receber estes viajantes europeus. Mas, ao abrir das portas, nenhum estudante saiu. O espanto de quem aguardava era notório. Afinal, o autocarro apenas trazia alguns elementos da equipa da Autarquia, entre eles Saldanha Rocha. Dos jovens nem vestígio. Aquele compasso de espera para saber o que estaria a passar terá parecido uma eternidade para quem está cheio de saudades e tem todos os abraços e beijos reservados para quem chega.

De repente, do Largo dos Combatentes chegam sorridentes os jovens! Um momento de grande alegria, em que muitas lágrimas de saudade e simultaneamente de felicidade, corriam pelos rostos!

Que boa que foi esta viagem, mas que bom é estar de regresso a casa! Doze dias depois! Muitas horas de viagem depois! 4170 km depois! Muitas brincadeiras e peripécias depois... com mais cultura e conhecimento na bagagem. Com amizades novas e outras reforçadas. Com mais noção do mundo e da sua condição enquanto cidadãos europeus!















































Sem comentários:

Alteração de Data de chegada Viagem Europa 2024 :: Nova data de Chegada 5 de AGOSTO 2024::

Caros alunos , Bom Dia Sendo a grande prioridade deste município na  organização desta viagem à Europa, proporcionar experiências únicas a t...