segunda-feira, 29 de julho de 2019

Viagem à Europa Dia 29 de Julho

Boa noite a todos os que nos têm acompanhado !!
Esperamos que esteja tudo tão bem por aí como estamos por aqui !

Não há 2 sem 3 ... e hoje voltámos a Paris, com o principal objectivo de visitar o , talvez, mais famoso e rico museu do mundo, o Louvre .

Chegados ao museu tivemos a simpática surpresa de uma visita de origem maçaense que fez questão de estar presente na nossa chegada ao Louvre, a D. Clara Silva que nos cumprimentou um a um deixando ainda um mimo aos nossos viajantes.
Esta atitude explica por si só que um maçaense longe da sua sua terra não perde uma das sua maiores qualidades, o bem receber.

Se há dois dias estivemos num centro da magia, hoje estivemos no centro do Universo da arte.
O Museu do Louvre, é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris, França. Um marco central da cidade, está localizado na margem direita do rio Sena.
Aproximadamente 38.000 objectos, da pré-história ao século XXI, são exibidos em uma área de 72.735 metros quadrados. Em 2017, o Louvre foi o museu de arte mais visitado do mundo, recebendo 8,1 milhões de visitantes.

O museu está localizado no Palácio do Louvre, originalmente construído como uma fortaleza no final do século XII ao XIII sob o reinado de Filipe II. Os restos da fortaleza são visíveis no porão do museu. Devido à expansão urbana da cidade, a fortaleza acabou por perder sua função defensiva e, em 1546, foi convertida por Francisco I na residência principal dos reis franceses. O prédio foi ampliado muitas vezes até formar o actual Palácio do Louvre. Em 1682, Luís XIV escolheu o Palácio de Versalhes como sua residência, deixando o Louvre principalmente como um lugar para exibir a colecção real, incluindo, a partir de 1692, uma colecção de esculturas antiga grega e romana. Em 1692, o edifício foi ocupado pela Académie des Inscriptions et Belles-Lettres e pela Academia Real de Pintura e Escultura. A Académie permaneceu no Louvre por 100 anos. Durante a Revolução Francesa, a Assembleia Nacional Constituinte decretou que o Louvre deveria ser usado como um museu para exibir as obras-primas da nação.

O museu foi inaugurado em 10 de Agosto de 1793 com uma exposição de 537 pinturas, sendo a maioria das obras da realeza ou de propriedades confiscadas da igreja. Por causa de problemas estruturais com a construção, o museu foi fechado em 1796 até 1801. A colecção foi aumentada sob o governo de Napoleão e o museu foi renomeado pelo "Museu Napoleão", mas, após a sua abdicação, muitas obras apreendidas por seus exércitos napoleónicos foram devolvidas aos seus proprietários originais. A colecção foi aumentada ainda mais durante os reinados de Luís XVIII e Carlos X e, durante o Segundo Império Francês, o museu ganhou 20 mil peças. As participações cresceram constantemente através de doações e legados desde a Terceira República. A colecção é dividida entre oito departamentos curadores: antiguidades egípcias; antiguidades do Oriente Médio; antiguidades
As colecções
Antiguidades egípcias
Antiguidades do Oriente Próximo
Arte grega, romana e etrusca
Arte islâmica
Artes decorativas
Pintura
Gravuras e desenhos
Esculturas gregas, etruscas e romanas; arte islâmica; escultura; artes decorativas; pinturas; impressões e desenhos.

Com podem imaginar o tem de visita não foi o suficiente mas foi o necessário para ver de perto taçvaez amais famosa obra prima do Louvre

Mona Lisa
("Senhora Lisa") também conhecida como A Gioconda (em italiano: La Gioconda , "a sorridente"; em francês, La Joconde) ou ainda Mona Lisa del Giocondo ("Senhora Lisa esposa de Giocondo") é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.

Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro representa uma mulher com uma expressão retrospectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.

Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmavam devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura. Se observarem com calma verá que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita, ele fez com que a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita. Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados - o esquerdo é feminino, o direito é o masculino.

A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, e é uma das suas maiores atracções.

Após a visita ao Louvre e um tranquilo pic nic num jardim de Paris, subimos A Avenue des Champs-Élysées uma prestigiada avenida de Paris, na França. Com os seus cinemas, cafés, lojas de especialidades luxuosas e árvores de castanheiros-da-índia, a Avenue des Champs-Élysées é uma das mais famosas ruas do mundo que continua a ser a segunda avenida mais cara em imóveis em toda a Europa, tendo sido recentemente (em 2010) ultrapassada pela Bond Street, em Londres. O nome em francês Campos Elísios, faz referência ao paraíso dos mortos na mitologia grega, ao contrário do Tártaro.

Com 1,9 km de comprimento, iniciando-se na Place de la Concorde, junto ao Obelisco de Luxor, Museu do Louvre e Jardins das Tulherias,  segue a orientação sudeste-noroeste e termina na praça Charles de Gaulle, onde está o Arco do Triunfo.

A avenida dos Champs-Élysées forma o Eixo histórico de Paris.

Um dos principais destinos turísticos em Paris, a parte inferior da Champs-Élysées é delimitada por edifícios como o Théâtre Marigny e o Grand Palais (que contém o Palais de la Découverte). O Palácio do Eliseu é um pouco ao norte, mas não na própria avenida. Mais a oeste, a avenida está alinhada com cinemas, cafés e restaurantes, e lojas especializadas de luxo. A Champs-Élysées termina no Arco do Triunfo, construído por Napoleão Bonaparte para homenagear suas conquistas.

Parece impossível, mas a chegada ao parque deu ainda permitiu um merecidos mergulhos de piscina que antecederam os jantares e a reunião conjunta de balanço do dia e de preparação do dia de amanhã quando iniciaremos tranquilamente a viagem de regresso a Portugal, mas ainda com muitos motivos de visita

Aguardem por noticias nossas amanhã, a partir da cidade de Tours  pois valerá a pena !!
A todos uma óptima noite e gratos por nos acompanharem !!












































































































































































Sem comentários:

Alteração de Data de chegada Viagem Europa 2024 :: Nova data de Chegada 5 de AGOSTO 2024::

Caros alunos , Bom Dia Sendo a grande prioridade deste município na  organização desta viagem à Europa, proporcionar experiências únicas a t...